English

PROCESSOS TÉRMICOS INDUSTRIAIS

QUALIDADE, TECNOLOGIA e EXPERIÊNCIA


O processo de tratamento térmico TECNOTRAT pode ser classificado como um processo de aquecimento direto por resistência. Neste
processo o calor não é produzido na peça por si mesma por indução ou condução, mas é transferido para a peça por controlada radiação e convecção controlada.


Em contraste ao aquecimento indutivo ou condução, o processo TECNOTRAT permite que cada região da zona termicamente afetada seja aquecida uniformemente.


O uso de termopares, instaladas para cada grupo de resistência e equipamentos totalmente automáticos da TECNOTRAT excluem a possibilidade da ocorrência de superaquecimento localizado os quais podem causar danos e transformações estruturais indesejáveis ao material. Durante a qualificação do processo de soldagem da tubulação do circuito primário da Usina Nuclear de Angra II, o processo da TECNOTRAT foi testado e aceito pelo Rheinisch-Westfälischer TÜV, estando o método da TECNOTRAT aprovado para uso na indústria Nuclear e em todos os processos de soldagem que requeiram precisão e qualidade de aquecimento. Este método é bastante prático dado a sua versatilidade e disponibilidade de energia elétrica no local de trabalho.


Este tipo de tratamento térmico proporciona mais do que um simples alívio de tensões na junta soldada, pois reduz substancialmente os elevados níveis de tensões que ocorrem durante soldagem devido às transformações metalúrgicas, contrações e restrição dimensional que sofre o material de base devido à solidificação da solda.





Tecnotrat © 2010 | Desenvolvido por Kaeru Comunicação