
PRECALENTAMIENTO PARA SOLDADURA Y TRATAMIENTO TÉRMICO CON RESISTENCIA ELÉCTRICA
Inspeção de íris
A inspeção de íris é uma técnica utilizada para a inspeção de tubos e outros equipamentos que possuem diâmetros internos pequenos. A técnica consiste na inserção de uma sonda no interior do tubo, que captura imagens de alta resolução do seu interior.
A inspeção de íris é útil na detecção de problemas como corrosão, pitting, rachaduras e outros danos nos tubos. Ao permitir a visualização, a inspeção de íris permite que os inspetores detectem problemas que não são visíveis em uma inspeção visual tradicional.
A inspeção de íris é uma técnica não-destrutiva, o que significa que não é necessário deteriorar o equipamento para realizar a inspeção. Isso é importante em indústrias como: Petroquímica e de óleo e gás. No qual a deterioração do funcionamento dos equipamentos podem ter um impacto significativo na produção e nos lucros.
A técnica de inspeção de íris também é eficaz na identificação de depósitos e incrustações que podem afetar a qualidade e a eficiência do fluxo de líquidos ou gases através do tubo. A detecção precoce desses problemas pode ajudar a prevenir a necessidade de substituição completa do tubo, reduzindo os custos e o tempo de inatividade.
Entretanto, é importante que a inspeção seja feita por profissionais especializados para que, além de ser feita corretamente, traga resultados coerentes e confiáveis.