
Preheating for welding and heat treatment with electric resistance
Conventional industrial ultrasonic testing is a non-destructive method for detecting internal flaws in materials or components. Investing in conventional industrial ultrasonic testing provides multiple benefits.
O ultrassom convencional industrial é um equipamento que emite ondas sonoras de alta frequência, geradas por meio das vibrações de cristais existentes dentro de transdutores, chamados também de cabeçotes. As ondas sonoras são transformadas em sinais elétricos, sendo possível sua visualização diretamente vista na tela do equipamento, oferecendo praticidade e agilidade.
A aplicação do ultrassom convencional industrial pode ser visto em inspeções de soldas, tubos, chapas, materiais fundidos, laminados, forjados entre outros. Produtos e materiais de diferentes espessuras podem passar pelo ensaio por ultrassom convencional industrial, pois os transdutores estão disponíveis em uma grande variedade, sendo que cada um deles emite ondas sonoras em diferentes frequências, permitindo assim a análise de peças com grandes espessuras.
O ensaio por ultrassom convencional industrial detecta falhas internas com precisão e eficiência, informando a dimensão localizada e a profundidade exata do defeito. A sensibilidade do equipamento de ultrassom convencional industrial é muito alta, permitindo que sejam localizadas até pequenas descontinuidades.
Benefits

Preheating for welding and heat treatment with electric resistance
O Ultrassom phased array é a tecnologia mais avançada na categoria de ensaios não destrutivos por ultrassom. É um nível elevado de precisão do que o ultrassom convencional.
O grande diferencial está no transdutor ultrassônico instalado no ultrassom phased array. O transdutor utilizado conta uma tecnologia especial na qual, pequenos cristais ( de 10 a 256 elementos ) operam em um mesmo transdutor. Cada um desses cristais é ligado a circuitos independentes capazes de controlar o tempo de excitação de modo independente, resultando na modificação do comportamento do feixe sônico emitido pelo conjunto de cristais ou pelo transdutor.
Mediante as características dos transdutores do ultrassom é possível inspecionar o material com vários ângulos de refração diferentes em uma única varredura, já que a mudança do ângulo é feita eletronicamente. Consequentemente, observa-se uma maior velocidade de inspeção, principalmente em soldas, nas quais são recomendados no mínimo dois ângulos diferentes. Entre as suas vantagens, o ultrassom phased array tem maior precisão e desempenho do que o ultrassom convencional e baixa possibilidade de erro na interpretação.

Preheating for welding and heat treatment with electric resistance
A inspeção de íris é uma técnica utilizada para a inspeção de tubos e outros equipamentos que possuem diâmetros internos pequenos. A técnica consiste na inserção de uma sonda no interior do tubo, que captura imagens de alta resolução do seu interior.
A inspeção de íris é útil na detecção de problemas como corrosão, pitting, rachaduras e outros danos nos tubos. Ao permitir a visualização, a inspeção de íris permite que os inspetores detectem problemas que não são visíveis em uma inspeção visual tradicional.
Conventional Industrial Ultrasonic
A inspeção de íris é uma técnica não-destrutiva, o que significa que não é necessário deteriorar o equipamento para realizar a inspeção. Isso é importante em indústrias como: Petroquímica e de óleo e gás. No qual a deterioração do funcionamento dos equipamentos podem ter um impacto significativo na produção e nos lucros.
A técnica de inspeção de íris também é eficaz na identificação de depósitos e incrustações que podem afetar a qualidade e a eficiência do fluxo de líquidos ou gases através do tubo. A detecção precoce desses problemas pode ajudar a prevenir a necessidade de substituição completa do tubo, reduzindo os custos e o tempo de inatividade.
Entretanto, é importante que a inspeção seja feita por profissionais especializados para que, além de ser feita corretamente, traga resultados coerentes e confiáveis.

Preheating for welding and heat treatment with electric resistance
O ensaio de ultrassom em aço inoxidável é uma técnica inovadora em detecção de defeitos em qualquer material de inox, como dutos, peças e equipamentos. Ela serve como substituta de radiografia com uma alta taxa de detecção de defeitos e com maior facilidade de localização das descontinuidades.
O procedimento do ensaio de ultrassom em aço inoxidável é feito emitindo-se de um feixe de ultrassom na estrutura a ser inspecionada e analisando os ecos desse som que, através das diferenças de reflexão, conforme as diferenças de densidades no material, indicam a existência de descontinuidades e outras inconsistências estruturais, mesmo que sejam mínimas. Entretanto, a onda sônica, ao percorrer uma estrutura de aço inoxidável, do qual é bastante densa, sofre, em sua trajetória uma redução maior na sua energia e, portanto, nos seus defeitos de dispersão e absorção, ocasionando a atenuação sônica, que influencia negativamente a qualidade do diagnóstico.
Portanto, considerar corretamente a atenuação sônica é um fator importante quando se faz um ensaio de ultrassom em aço inoxidável para que o ensaio não seja inviabilizado.
Conventional Industrial Ultrasonic
Como as exigências nos quesitos Segurança, Meio Ambiente e Qualidade estão cada vez mais presentes no mercado, consequentemente, as responsabilidades e punições de quem não se adapta aos padrões estabelecidos, principalmente pelas leis, também aumentaram. Portanto, é de importância vital criar uma rotina de análises estruturais, como o ensaio de ultrassom em aço inoxidável.
Também vale considerar que a qualidade e a integridade das peças e estruturas são fatores essências para a segurança dos funcionários, consumidores e usuários finais do produto, peça, equipamento ou estrutura. Por isso, a execução do ensaio de ultrassom em aço inox deve ser feita por uma prestadora de serviços especializada e confiável, cuja equipe, procedimentos e equipamentos tenham sua alta qualidade comprovada.